Assessoria

conheça nosso serviço

Nosso enfoque na implantação da Auditoria Interna

Nossa assessoria se dá pela administração de etapas:

  1.  Alinhamento da visão sobre a função de auditoria interna da alta administração, dos órgãos de governança, da diretoria de auditoria, das áreas de negócios e da área financeira;
  2.  Compreensão das operações da empresa, principais produtos, histórico de desempenho e objetivos;
  3.  Compreensão do ambiente de controles internos e linhas de defesa instaladas;
  4.  Identificação dos riscos inerentes, riscos de controle e impactos;
  5.  Estabelecimento das diretrizes para determinação da matriz de riscos;
  6.  Estabelecimento das diretrizes para determinação da rotação de ênfase (programa trimestral);
  7.  Orientação para o primeiro planejamento;
  8.  Avaliação da equipe existente e da necessidade frente aos desafios do ambiente;
  9.  Orientação sobre programas de trabalhos; e
  10.  Orientação sobre modelos de relatórios.

Ao final de nossa assessoria, apresentamos, ainda, orientação para preparação de Manual de Auditoria Interna e regras para sua revisão periódica, bem como discussão sobre o orçamento da área, de modo a garantir a capacitação contínua da equipe, um plano de carreira e carga para garantir demandas extraordinárias que devem surgir.

Nossa assessoria se dá por meio de orientação e sugestões e seu sucesso depende do envolvimento sincero do diretor de auditoria interna, dos órgãos de governança e da alta administração.

Tempo de implantação

Por ser um projeto ajustado para cada cliente, que leva em conta suas peculiaridades, só podemos estabelecer o tempo de duração do projeto depois de obtermos as informações relevantes para a confecção de uma proposta de trabalho.

Metodologia

O modelo de auditoria interna que adotamos requer um planejamento prévio anual, com base nos riscos conhecidos e na rotação de ênfase. O plano deve ser aprovado pelo comitê de auditoria, se presente, anualmente com revisão semestral.

O planejamento é fracionado em planejamentos individuais e um calendário é estabelecido, definindo-se as épocas, as equipes e os trabalhos a serem realizados.

O modelo se baseia em Ordens de Serviço (OS) abertas para cada trabalho, com determinação da carga horária a ser aplicada.

Adotamos a prática de se comunicar o início dos trabalhos à área (data, objeto do exame, quando aplicável, tempo estimado de conclusão e dados preliminares a serem requisitados) e uma reunião de abertura com a equipe e o pessoal da área.

Orientamos para que na etapa de planejamento sejam obtidos todos os dados e informações necessários para se conhecer a área e melhor planejar o trabalho no campo.

Os pontos concluídos serão minutados e avaliados pelo Diretor de Auditoria, após o que serão discutidos com os responsáveis pela área auditada, de modo que haja concordância com o ponto e preparados planos de ação para sua mitigação.

O relatório final, com os planos de ação, é discutido com o responsável pela área antes de sua emissão.