Laudo Avaliação PPA

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Entenda o Laudo de Avaliação PPA

Quando de uma aquisição de empresa surge a figura do ágio, este deve ser sustentado por meio de um laudo específico que distribua o valor pago entre os vários ativos da sociedade adquirida (purchase price allocation – PPA).

O Laudo apura o valor justo de certos ativos, inclusive aqueles não reconhecidos previamente nas demonstrações contábeis, e que compõem o patrimônio da adquirida, remontando-se o balanço patrimonial, que passa a ser demonstrado a valor justo. Ágio é a diferença positiva entre o valor pago e o valor justo do patrimônio líquido da empresa adquirida. Esse valor será destacado e controlado no ativo intangível, inclusive para fins fiscais.

Componentes do Ágio

Em geral, o ágio decorre de sinergias, participação de mercado adquirida e futuros produtos ou serviços que serão oferecidos pelo negócio combinado.

Os seguintes componentes podem ser incluídos nos cálculos do ágio

  • Capacidade de atendimento aos clientes
  • Presença geográfica em mercados
  • Boas relações trabalhistas
  • Programas de treinamento e recrutamento existentes
  • Bom nível de Crédito no mercado
  • Acesso ao mercado de capitais
  • Grau de relacionamento com governos e reguladores

Metodologias de avaliação de ativos

Registrando ativos e passivos a valor justo

Todos os ativos adquiridos e passivos assumidos devem ser registrados a valor justo e sua soma comparada pelo valor pago pelo comprador.

De acordo com o CPC 15 (R1) (Combinações de Negócios), valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

O valor justo deve refletir a expectativa da probabilidade dos futuros benefícios econômicos relacionados aos ativos, fluam, para comprador.

Qualquer análise, portanto, se utiliza de premissas comuns a qualquer participante do Mercado se este fosse adquirir ou vender cada ativo de maneira isolada. Assim, o valor justo é determinado com relação aos participantes do Mercado de maneira geral, mas exclui sinergias que são específicas para determinados compradores.

Metodologias para se avaliar ativos intangíveis

As seguintes metodologias são usualmente utilizadas para se avaliar ativos intangíveis:

Enfoque de receita. Permite que benefícios econômicos futuros dos ativos sejam capturados.

Enfoque de mercado. Compara ativos com ativos similares e os preços por eles pagos.

Enfoque de custo. Considera que nenhum investidor prudente pagaria por um ativo mais do que o custo para se obtê-lo por vias normais.

Para se chegar a uma faixa de valores suportáveis pode ser necessária a utilização de mais de um enfoque.

Diversas podem ser as necessidades de avaliação, conforme segue:

  1.  Avaliação de marcas e patentes
  2.  Estabelecimento do valor justo das relações comerciais
  3.  O valor justo de licenças
  4.  Direitos e obrigações contratuais
  5.  Ativos tangíveis
  6.  Ágio